A automação residencial é feita através do uso da tecnologia para automatizar e facilitar o cotidiano dos moradores de uma casa. Com o uso de sistemas de automação residencial, os moradores são capazes de monitorar toda a casa, através de vários métodos diferentes. O uso da tecnologia em casa abre várias possibilidades, principalmente para manter sua casa segura. Sensores de presença, câmeras, controles de acesso e programar tarefas são só alguns dos métodos. Falaremos mais sobre eles a seguir.
Integração com câmeras de segurança
As câmeras de segurança se tornaram um aparelho essencial para a casa da maioria dos brasileiros, isso se deve ao preço mais acessível e pelo sentimento de insegurança da população, sendo o método que mais se destaca entre a automação residencial.
Com o avanço da tecnologia nesse setor, é possível integrar as câmeras com outros sistemas de segurança, feito através de uma rede de computadores, fazendo com que o consumidor possa contar com os circuitos fechados de TV (CFTV). É possível também, em alguns casos, acompanhar as imagens da câmera em tempo real no seu celular através de aplicativos.
Algumas dessas câmeras são de fácil instalação, prometendo não precisar de um profissional para isso, mas recomendamos que você conte com um, pois assim você evita alguns problemas, como posicionar a câmera de forma incorreta, num lugar que possibilite muitos pontos cegos, que haja a incompatibilidade de equipamentos etc.
Contando com um profissional, você irá ter a certeza de ter sua casa protegida da melhor maneira, tendo a distribuição correta dos aparelho de segurança pela sua residência.
Controle de acesso
Através do sistema de controle de acesso é possível monitorar o fluxo de pessoas que entram ou saem de um local, como condomínios, academias, escolas ou qualquer outro local que o acesso é restrito. Assim, você pode garantir a sua segurança, a das pessoas que frequentam tal lugar e a dos seus bens.
Este sistema permite também que você tenha acesso a relatórios que são gerados por ele através dos cadastros previamente realizados, podendo obter informações como a frequência de visita de cada usuário e a quantidade de pessoas que estão no local.
A instalação de interfaces de acesso ou leitores biométricos são algumas das opções que permitem o morador controlar o acesso em sua residência sem a necessidade de contratar um porteiro, sendo indicada para aqueles que não moram em condomínios. Outros aparelhos que podem ser utilizado para isso são: alarmes, sensores de portas e janelas, sirene de alerta etc. Todas essas opções podem ser integradas ao seu smartphone.
Simulador de cenas
Com a instalação de sensores que atuam na infraestrutura do imóvel, é possível organizar um sistema de reação autônoma às condições de espaço, tempo e iluminação do imóvel, sendo vantajoso para a economia de luz e o funcionamento de aparelhos.
Através de predefinições, também conhecidas como as cenas, o morador pode agendar comandos que mudam a iluminação em determinado horário ou momento, podendo desativá-la automaticamente quando estiver fora da residência. Está é a simulação de presença, uma das funcionalidade da segurança da automação residencial.
O mercado brasileiro tem investido cada vez mais em segurança, possibilitando que milhares de brasileiros façam o uso de aparelhos de segurança. Faça isso você também, invista na segurança de sua casa e de seu trabalho.
Gostou deste conteúdo? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os serviços de automação residencial.
Veja também:
Porque devo usar IP fixo para sistemas de monitoramento?
Dicas de segurança para quem vai viajar e deixar a casa vazia
Dicas de segurança residencial: saiba como se prevenir